Sobre o Projeto

O projeto Resgate Documental da Província Franciscana de Santo Antônio do Nordeste do Brasil nasceu de diversas viagens realizadas, especialmente, pelo seu idealizador, o coordenador de patrimônio da Província Franciscana, frei Roberto Soares de Oliveira. Ao visitar vários conventos, com destaque maior para os que ficam localizados na região Nordeste, ele se deparou com diversas raridades históricas. Muitas delas, possivelmente, viajaram por variados países até chegarem ao Brasil.

Data-se que durante, pelo menos, quatro séculos, membros da Ordem Franciscana, que originou o primeiro convento brasileiro, de todo o mundo guardaram materiais entre manuscritos impressos e iconográficos como circulares conventuais, cartas papais, documentos avulsos, livros, plantas, fotos, negativos, slides, fitas cassetes, discos em vinil, partituras e filmes que retratam sua vivência religiosa, social, cultural e administrativa.

O projeto tem o patrocínio da Petrobrás e conta com a coordenação de profissionais especializados como Débora Mendes e Cecília Canuto. O objetivo é identificar, organizar, conservar e restaurar o conteúdo encontrado. No Arquivo Provincial Franciscano, local onde acontecem os trabalhos de resgate documental, constam materiais datados dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. Parte de tudo o que foi reunido nunca, antes, passou por uma pesquisa ou identificação prévia.

Para a realização do projeto, o Arquivo foi estruturado em três ambientes, dentre eles a documentação e o espaço de restauração, onde variados profissionais, entre restaurador, historiador, arquivista, bibliotecário, fotógrafo e paleógrafo estão envolvidos em seu desenvolvimento. Histórias de conventos de vários lugares do Nordeste do Brasil, a exemplo de Recife, Olinda, Ipojuca, Sirinhaém, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia, estão sendo manuseadas por esta equipe. Ao término de todo este processo, o ambiente ficará aberto para visitação e seu acervo disponível em banco de dados para futuros pesquisadores e interessados.

Com a conclusão do projeto Resgate Documental da Província Franciscana de Santo Antônio do Nordeste do Brasil, será realizada uma exposição, o lançamento de um catálogo fotográfico e um filme de 12 minutos que documentará o passo a passo do projeto. Desta forma, além da espiritualidade, a igreja espera contribuir para questões culturais e sociais da população facilitando o acesso ao conhecimento.

Compõe a equipe do projeto Resgate Documental da Província Franciscana de Santo Antônio do Nordeste do Brasil:

Débora Mendes – especialista em conservação e restauração (coordenadora técnica)
Cecília Canuto – historiadora conservadora
Wellington de Oliveira – técnico em conservação e restauro
Marinete da Silva – técnica em restauro
Priscila Canuto – técnica em conservação
Leonora da Silva – auxiliar técnico
Anderson Lima – auxiliare técnico
Clara Albuquerque – assessoria de imprensa
Jan Ribeiro – fotografia
Zilda Borges – design gráfico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s